Notícias
floresta em pé

Relator do Código Florestal promete incentivo econômico por preservação florestal

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 10/10/2011

O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), relator do projeto 30/2011 de reforma do Código Florestal brasileiro nas Comissões de Ciência e Tecnologia e Agricultura e Reforma Agrária do Senado, afirmou que pretende incluir, no PL, incentivos econômicos para aqueles que preservarem florestas do país. 

Segundo Silveira, entre as propostas em avaliação que visam beneficiar aqueles que mantiverem as árvores de suas propriedades em pé, está uma medida sugerida pela Bovespa - Bolsa de Valores de São Paulo: o Papel Verde Nacional, uma espécie de título, que poderá ser vendido na Bolsa a empresas que gerem algum tipo de impacto ambiental - seguindo os moldes do mecanismo de compra e venda de créditos de carbono. 

Ainda de acordo com Silveira, o Papel Verde Nacional também poderá ser usado por produtores que estão sendo penalizados pela derrubada ilegal de árvores em suas terras: ao invés de pagar multa, esses proprietários rurais terão a possibilidade de comprar o título na Bolsa. 

A proposta do Papel Verde Nacional ainda está sendo analisada, assim como uma porção de outras medidas que visam o incentivo econômico por preservação florestal. No momento, o PL que prevê a reforma do Código Florestal está sob análise na Comissão de Ciência e Tecnologia e, ainda, seguirá para as Comissões de Agricultura e Reforma Agrária e de Meio Ambiente antes de ir a Plenário. 

Leia também:
Código Florestal: Jorge Viana diz que está otimista sobre um consenso na lei

comments powered by Disqus