Notícias
Orlando Brito
baixa umidade

Clima seco também é causado pelo homem

Marina Franco - Planeta Sustentável - 29/08/2012

Nas últimas semanas, a baixa umidade do ar tem incomodado os moradores do estado de São Paulo. O clima extremamente seco irrita a pele, seca olhos e vias nasais, provoca tosse e chega a causar asma e rinite. A estiagem, que dura mais de 40 dias, também tem prejudicado as plantações.

O meteorologista Jose Carlos Figueiredo da Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, que fica em Bauru, explicou no programa de podcast da universidade, que entre abril e outubro é natural que o clima fique mais seco. Segundo ele, o estado de São Paulo tem praticamente duas estações: a úmida, da segunda quinzena de outubro ao final de março, e a seca, no resto do ano. 

A questão é que o tempo seco pode se intensificar com a degradação da natureza, causada pelo próprio homem. "O problema é o que a gente fez com o meio ambiente. Nós, seres humanos, fazemos duas coisas gravíssimas: na época chuvosa nós sujamos e na época da seca, queimamos", afirmou. "Temos esse hábito de queimar. Aí não temos a umidade que as plantas poderiam passar para a gente".

Figueiredo ainda disse que a situação poderia estar mais crítica caso não tivesse chovido em junho, o que é mais comum. O podcast está disponível no site da Unesp.

comments powered by Disqus