Notícias
animais

Cientistas traduzem comunicação entre pinguins

Vanessa Daraya - INFO Online - 04/08/2014

[img1][box-leia]Cientistas descobriram que os pinguins africanos usam seis formas diferentes de comunicação para expressar sentimentos como fome ou raiva. Dos seis tipos de chamados, quatro são exclusivos para adultos. Os outros dois são para jovens e filhotes. O estudo foi publicado na PLoS ONE.

Os pesquisadores da Universidade de Turim, da Itália, colheram gravações de áudio e vídeo durante 104 dias a partir de uma colônia de pinguins em um zoológico. Depois, eles analisaram ​​e categorizaram as chamadas e combinaram com os contextos comportamentais em que foram produzidos.

Dos quatro chamados identificados nos adultos, dois eram curtos. Um é usado para chamar atenção quando o animal está isolado do grupo e o segundo para mostrar a agressão durante brigas ou confrontos.

Os outros dois chamados de adultos são canções de exibição em êxtase. Um é cantado por aves individuais durante a época do acasalamento. O outro é um dueto feito por parceiros de um ninho. Já os outros dois são usados por filhotes quando querem sinalizar para os pais que estão com fome.

Os pesquisadores estão interessados nesses chamados porque eles podem fornecer detalhes importantes sobre os animais como idade, estado comportamental, entre outras características. A perda de habitat e a poluição ambiental têm causado uma queda acentuada no número de pinguins africanos nos últimos anos e, por isso, e espécie está ameaçada. Classificá-los pode ajudar no planejamento de estratégias para conservação da espécie.

Veja abaixo cada um dos chamados:

comments powered by Disqus
Tags: