nova espécie

Cientistas se surpreendem com novo 'morcego-panda'

Vanessa Barbosa - Exame.com - 15/04/2013

[img1]Num dos países mais jovens do mundo, o Sudão do Sul, que conquistou sua independência em 2011, pesquisadores encontraram o que consideram se tratar de um novo gênero de morcego, com listras e manchas pretas e brancas semelhantes às de um urso panda.

Responsável pela descoberta, a bióloga DeeAnn Reeder, da Universidade de Bucknell, disse que nunca tinha visto um morcego com aquelas características. "Era evidentemente um animal extraordinário. Senti logo que o vi que era a descoberta de uma vida", afirmou. O achado foi relatado no periódico científico ZooKeys.

No artigo, Reeder classificou o animal como um novo gênero, o niumbaha, que significa "raro" ou "incomum" na língua do povo Azande, na parte ocidental do Sudão, onde o morcego foi capturado.

"Nossa descoberta deste novo gênero de morcego é um indicador de como a área é diversificada e de quanto trabalho ainda há por fazer", disse Reeder, lembrando que a compreensão da biodiversidade e da conservação são temas críticos atualmente.

"Saber quais espécies estão presentes em uma determinada área permite uma melhor gestão", disse, enfatizando que a perda de espécies gera efeitos em cadeia nos ecossistemas.