NASA/JPL-Caltech
espaço

Cientistas encontram fortes indícios de água em Marte

Anderson Estevan - National Geographic Brasil Online - 13/12/2011

A sonda Opportunity, da Nasa, a agência espacial americana, encontrou fortes indícios de que água e líquidos já existiram na superfície de Marte.

A descoberta de uma veia de gesso, que se forma na presença de água líquida, deu vasão ao que se procurava há tempos na superfície do planeta. De acordo com os pesquisadores, a veia mineral, apelidada de Homestake, tem a largura de um polegar e cerca de 50 centímetros de comprimento.

O material foi encontrado em uma cratera de 14 quilômetros de extensão, conhecida informalmente como Cabo New York. Durante anos a Opportunity se dirigia ao local, com esperança de encontrar algo importante. Segundo os pesquisadores, em um passado remoto de Marte, algum evento desencadeou uma fissura em uma rocha. A água líquida fluiu através dela, formando a veia de gesso. Por se encontrar em uma rocha, os cientistas acreditam que o material se formou ali mesmo.

Anteriormente, a Opportunity já havia encontrado os minerais relacionados a existência de água em Marte, mas em forma de arenitos. Neste formato, os materiais podem ter sido levados de um local para o outro, já que se encontram em pequenos fragmentos.

Assinaturas químicas de esmectita, uma forma de argila, também foram detectados na órbita do planeta, sugerindo anteriormente um ambiente ácido. Mas a descoberta de gesso, que se forma em condições bem mais neutras, aponta que as condições no planeta podem ter sido favoráveis à vida.