Chris Willis
mundo animal

Cientistas descobrem qual a função das listras das zebras

Anderson Estevan - National Geographic Brasil Online - 09/02/2012

Pesquisadores húngaros e suecos desvendaram uma das grandes dúvidas do reino animal, revelando qual é a função das listras das zebras. De acordo com eles, a alternância de cores serve para prevenir a espécie do ataque de parasitas.

A pesquisa, publicada no periódico científico The Journal of Experimental Biology, mostra que as zebras atraem menos moscas que cavalos de pelagem preta, marrom ou branca e as listras podem ser esse fator diferencial.

Após constatar em um estudo anterior que a pelagem branca não refletiam a luz da mesma maneira que a marrom e a preta, os pesquisadores reformularam o estudo baseados na pelagem bicolor das zebras.

A luz é o principal fator de atração das moscas, de maneira que os animais de pelagem negra, que brilham da mesma maneira que as poças d’água que atraem os insetos, sofrem mais que os outros com pelagem mais clara.

O estudo utilizou bonecos com pelagem igual a das zebras em uma área infestada por moscas perto de Budapeste para medir a quantidade de insetos atraída pelos bonecos que reproduziam perfeitamente as listras pretas e brancas.

Os pesquisadores acreditam que este raciocínio que liga as cores à reflexão da luz também pode servir para outros animais.