Notícias
tecnologia

Cientistas criam tênis que gera energia com caminhada

Saulo Pereira Guimarães - Exame.com - 15/01/2015

[img1][box-leia]Um calçado que gera energia conforme o usuário caminha é a nova criação de pesquisadores alemães. O gadget foi tema de um estudo divulgado na publicação Smart Material and Structures.

O tênis produz energia de duas formas diferentes. Uma delas é por meio do impacto do calçado com o solo. A outra é baseada no movimento do tênis durante a caminhada.

"Ambos os dispositivos foram modelados e projetados com a restrição do tamanho em mente, a fim de facilitar a integração com a sola do tênis", explica o estudo sobre a nova tecnologia.

Dentro do calçado, há ímãs e bobinas. E é a passagem do campo magnético dos ímãs pelas bobinas que gera a corrente elétrica. Segundo os criadores, o tênis elétrico pode gerar até 4 milliWatts de potência, por meio de uma caminhada de 5 km/h.

[img2]Na prática, isso só é suficiente para alimentar pequenas aplicações. Para efeitos de comparação, recarregar um smartphone exige cerca de 2 mil milliWatts para uma recarga completa.

A ideia dos cientistas é usar a energia gerada pelos tênis para pequenos sensores que façam medição de aceleração e direção, por exemplo.

comments powered by Disqus
Tags: