Notícias
mistério resolvido

Ciência revela por que a zebra é listrada

Vanessa Daraya - Info.com - 03/04/2014

[img1]

Os cientistas debatem há anos por qual razão as zebras têm listras no corpo. O que pode ser: uma camuflagem para confundir leões e outros predadores, alguma forma natural de repelir o calor ou um repelente de mosquitos?

Você acertou se disse que é para repelir mosquitos. Tim Caro, biólogo da Universidade da Califórnia, e sua equipe publicaram um artigo na revista Nature Communications em que explicam a existência das listras.

Segundo o artigo, as listras ajudam a evitar que as zebras sejam atacadas por mosquitos parasitas. Experimentos mostraram que os insetos preferem superfícies lisas e evitam as listradas.

Os mosquitos gostam de superfícies escuras. Essas superfícies refletem o tipo de luz polarizada que lembra a água ou a lama onde as moscas costumam se reproduzir. Superfícies claras não são atrativas para eles. Claras e escuras são ainda piores, pois essa mistura os confunde.

As zebras costumam habitar a mesma região que dois tipos de mosquitos que se alimentam de sangue equino e ainda podem transmitir doenças: Tabanus e Glossina. No entanto, a quantidade de sangue de zebras encontrada nos insetos foi menor do que de outras espécies que não tem a pele listrada.

O mistério da função das listras nas zebras é discutido desde 1870, aproximadamente. Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, criadores da Teoria da Evolução, ficaram intrigados com o visual característico das zebras. Desde então, os pesquisadores já levantaram várias hipóteses.

Esta teoria é considerada a melhor até agora. Segundo o estudo, ainda não existe nenhuma evidência consistente das listras para as funções de camuflagem, gerenciamento de calor ou interação social.

Tags: