Notícias
cdp cities

Cidades do Brasil participam de pesquisa global sobre impacto das mudanças climáticas em áreas urbanas

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 25/02/2013

[img1]

[box-leia]12 cidades brasileiras foram convidadas a participar da CDP Cities, pesquisa global promovida pela ONG britânica Carbon Disclosure Project que visa reunir informações a respeito dos impactos das mudanças climáticas nas áreas urbanas, além de ações de mitigação e adaptação ao fenômeno, que já estão sendo implantadas ao redor do mundo. 

A participação na pesquisa é opcional e, caso estejam interessados, os municípios brasileiros convidados a fazer parte do estudo têm até 28/03 para entregar seus questionários respondidos. São eles:
- Belém (PA);
- Belo Horizonte (MG);
- Brasília (DF);
- Campinas (SP);
- Curitiba (PR);
- Fortaleza (CE);
- Goiânia (GO);
- Porto Alegre (RS):
- Recife (PE);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Salvador (BA) e
- São Paulo (SP). 

Mais de 240 cidades de todo o mundo foram convidadas a participar da iniciativa, sendo que cerca de 30 delas estão localizadas na América Latina. A CDP ainda permite que municípios que não foram selecionados para a pesquisa se inscrevam voluntariamente, por e-mail. No Brasil, a cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, foi a única a procurar a ONG e demonstrar interesse em fazer parte do estudo a respeito das mudanças climáticas. 

Os resultados da pesquisa, que é realizada anualmente desde 2011, serão divulgados internacionalmente no mês de junho. Na última edição do estudo, entre outras constatações, descobriu-se que 82% das maiores cidades do mundo identificam potencial de crescimento econômico no combate e adaptação às mudanças climáticas.

comments powered by Disqus