Notícias
desafio das cidades

Cidade do Cabo, na África do Sul, é eleita Capital Global da Hora do Planeta

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 28/03/2014

[img1][box-leia]Entre mais de 160 municípios, de 14 países, a Cidade do Cabo, na África do Sul, venceu o concurso Hora do Planeta: Desafio das Cidades* e recebeu o título de Capital Global da Hora do Planeta. A cerimônia de premiação ocorreu em Vancouver, no Canadá, nesta quinta-feira, 27/03.

De acordo com o júri, o município foi reconhecido "pela ambição e ações pioneiras no combate às mudanças climáticas com o esforço de aumentar a qualidade de vida dos seus cidadãos", sem abrir mão do desenvolvimento de outras prioridades, como alimentação, energia e segurança da água.

Para os organizadores, a Cidade do Cabo surge como um modelo para o hemisfério Sul, com programas verdes e ações que outras cidades podem se inspirar e replicar.

Realizado há três anos pela Rede WWF, o Desafio das Cidades elegeu capitais nacionais de todos os países participantes, que disputaram entre si o título de Capital Global. No Brasil, que participou pela primeira vez da iniciativa, a cidade eleita Capital Nacional da Hora do Planeta foi Belo Horizonte.

Além da cidade brasileira e da vencedora, também concorreram Copenhagen (Dinamarca), Lappeenranta (Finlândia), Bruxelas (Bélgica), Stocolmo (Suécia), Edmonton (Canadá), Coimbatore (Índia), Muang Klang (Tailândia), Semarang (Indonésia), Monteria (Colômbia), Chicago (EUA), Cidade do México (México) e Seoul (Coreia do Sul).

Cidadãos do mundo todo puderam participar de concurso popular, por meio da plataforma We Love Cities*. A votação online contabilizou mais de 300 mil votos e centenas de sugestões de como as cidades podem ser ainda mais sustentáveis. Os municípios de Medellin (Colômbia) e Khunhan (Tailândia) empataram em primeiro lugar.

*Desafio das Cidades
*We Love Cities

comments powered by Disqus
Tags: