Notícias
espaço

Chuva de meteoros Perseidas risca o céu nas noites deste fim de semana

Marcela Puccia Braz - National Geographic Brasil Online - 13/08/2012

As Perseidas podem ser vistas em todo o mundo, embora a melhor oportunidade seja no Hemisfério Norte

Até 100 meteoros por hora podem ser vistos no céu durante a madrugada deste sábado (11) para domingo, graças à atividade máxima das Perseidas, chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle, que orbita o Sol a cada 133 anos.

Anualmente, no mês de agosto, a Terra passa por uma nuvem de resíduos desse cometa. Gelo e pó de mais de 1.000 anos queimam na atmosfera terrestre e criam uma das melhores chuvas de meteoros do ano. As Perseidas, que têm sido observadas por pelo menos 2.000 anos, podem ser vista em todo o mundo, embora a melhor oportunidade seja no Hemisfério Norte.

Por lá, a Associação Francesa de Astronomia (AFA) organizou a 22ª Noite das Estrelas, que começa nesta sexta (10) e vai até domingo. O evento disponibiliza 350 locais de acesso livre na França para observação de estrelas com binóculos ou telescópios, documentários e planetários digitais. Bélgica, Suíça, Lituânia, Albânia, Tunísia e Argélia também fazem o evento. Acesse o programa completo no site da AFA ou baixe gratuitamente o aplicativo para iPhone Ma nuit (Minha noite).

comments powered by Disqus