Notícias
poluição nas cidades

China ameaça proibir queima de fogos no Ano Novo Lunar

Vanessa Barbosa - Exame.com - 27/01/2014

[img1]

[box-leia]Se a maior parte do mundo festejou a chegada de 2014 com um espetáculo de cores, luzes e estouros animados no céu, os chineses correm o risco de não ter a mesma sorte durante o Ano Novo Lunar, comemorado no dia 31 de janeiro.

Autoridades da China fizeram apelo pela diminuição dos fogos nas festividades deste ano por causa dos altos índices de poluição nas cidades.

Na capital Pequim, a Associação de Consumidores sugeriu que a população substitua os artefatos por flores e outros enfeites eletrônicos para não "esfregar mais sal na ferida", em alusão à péssima qualidade do ar, relatou a agência oficial de notícias Xinhua.

O costume de queimar fogos na chegada do Ano Novo Lunar é tradição entre os chineses. Eles acreditam que o barulho afasta os maus espíritos e a má sorte. Se houver previsão de má qualidade do ar para os dias que antecedem a festa, as autoridades de Pequim disseram que vão proibir fogos.

Segundo a Xinhua, o uso de fogos de artifício nas festividades do ano passado levou a um aumento na leitura das partículas de poluição em suspensão no ar.