Notícias
poluição

Cetesb realiza fiscalização da fumaça de carros

Redação - Planeta Sustentável - 18/08/2011

A Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, realizou ontem o segundo dia do "Megacomando de fiscalização", em 21 pontos em todo o Estado, em que 1.472 veículos diesel foram multados por emissão de fumaça preta acima dos padrões legais. A primeira grande operação aconteceu no último dia 8, com 1.458 autuações. 

Como parte da Operação Inverno 2011, que seguirá até o final do mês, período mais frio e seco do ano, a ação acontece devido às condições meteorológicas que, nessa época do ano, costumam ser desfavoráveis à dispersão dos poluentes atmosféricos

Utilizando-se da Escala de Ringelmann, para a avaliação das emissões, os técnicos da empresa aproximam um cartão com um orifício central ao redor do qual são impressos cinco padrões de cinza, cujas densidades variam de 20% a 100% do preto. Caso a cor da fumaça apresente densidade superior a 40% da escala, o veículo será multado. 

Dados da Cetesb mostram que o porcentual de veículos a diesel emitindo fumaça preta em excesso no Estado caiu de mais de 30%, em 1995, para cerca de 7% nos últimos anos. Visando uma maior conscientização da população, o valor da multa pode ser reduzido em 70%, se for comprovado que o veículo foi reparado em uma oficina cadastrada no Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel.

comments powered by Disqus