Notícias
água radioativa

Cerca de 25 mil toneladas de água contaminada serão tratadas no Japão

Renata Giraldi - Agência Brasil - 19/04/2011

Cerca de 25 mil toneladas de água contaminada com radiação começaram a ser transferidas hoje (19) do reator número 2, da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão. A água será armazenada em uma estação específica destinada ao tratamento de resíduos. A medida foi adotada para evitar que a contaminação se estendesse para o mar que cerca a usina.

Pelas estimativas dos especialistas, 67,5 mil toneladas de água radioativa se acumularam na usina como um todo. Os funcionários de Fukushima Daiichi atuam ainda para restaurar os reatores usando água limpa para esfriá-los.

A empresa Tokio Electric Power Co (Tepco), que administra a Fukushima Daiichi, informou que funcionários trabalham no conserto de rachaduras nas paredes fechadas das instalações. Os esforços, segundo o comando da Tepco, é para evitar novos vazamentos radioativos.

As informações são da rede de televisão pública do Japão, a NHK. A Tepco informou também que foram intensificadas hoje as medidas de segurança. Na transferência da água contaminada, o objetivo é remanejar cerca de 480 toneladas por dia, o que deve demorar aproximadamente 26 dias.

comments powered by Disqus