Notícias
redução da pobreza

Centro da ONU lança série sobre erradicação da pobreza

Mônica Nunes/Ana Luíza Vastag - Planeta Sustentável - 28/04/2011

Com o objetivo de promover o debate sobre estratégias de redução da pobreza a partir das experiências de países em desenvolvimento e emergentes, com destaque para o Brasil, Índia, China e África do Sul, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)* da ONU - Organização das Nações Unidas lançou a série Ideias para Erradicar a Miséria

A série consiste de sete capítulos semanais, que abordam diversas questões sobre a temática da erradicação da pobreza, tais como conceitos de proteção social, diferentes abordagens sobre a gestão de programas de transferência de renda, inovações na geração de empregos e agricultura familiar. Cada capítulo trará um episódio do documentário "Uma Jornada pela Proteção Social no Brasil", produzido em dezembro de 2010 no âmbito do Programa África-Brasil de Cooperação em Desenvolvimento Social, bem como publicações e materiais de referência do IPC-IG e de sua rede de parceiros.

O capítulo lançado na última terça-feira (26) focaliza o programa Bolsa Família e apresenta avaliações sobre cases em transferências de renda de outros países, como a Índia, Nicarágua e México.

Assista ao vídeo, abaixo: 


No Brasil, entre 2003 e 2008, houve redução de 43,03% da pobreza no Brasil, que corresponde à saída de 19,3 milhões de pessoas da miséria ou pobreza extrema (renda per capita abaixo de R$ 137,00 a nível domiciliar). A desigualdade no país, conforme medida pelo coeficiente de Gini, caiu de 0,59 em 2001 para 0,53 em 2007.

Fonte: CPS/FGV e PNUD

*Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)

comments powered by Disqus