Notícias
rio+

Centro para Desenvolvimento Sustentável abre as portas

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 20/05/2013

[img1]

[box-leia]Apelidado de Centro Rio+, o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável já está funcionando a todo o vapor na cidade do Rio de Janeiro. Neste mês de maio, uma equipe internacional montada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) começou a trabalhar no local, que visa ser um centro facilitador para pesquisa e intercâmbio de conhecimentos sobre o desenvolvimento sustentável, além de fomentar debates internacionais a respeito do tema. 

A criação do Centro Rio+ foi acordada entre o governo brasileiro e a ONU durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que aconteceu em junho de 2012 no Rio de Janeiro. (Saiba mais em: Rio será sede de novo Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável

A ideia é que órgãos governamentais, ONGs, universidades e setor privado e acadêmico, de todos os cantos do mundo, participem da iniciativa para enriquecer a discussão. Cerca de 25 instituições brasileiras e internacionais já integram o projeto. "O Centro será uma ótima oportunidade para que os países aprendam com as experiências alheias, identifiquem pessoas e parceiros estratégicos, antecipem o planejamento e desenhem programas e políticas sobre desenvolvimento sustentável", disse Helen Clark, administradora do PNUD, na cerimônia de anúncio da iniciativa. 

Por enquanto, o Centro Rio+ está funcionando em espaço cedido pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A expectativa é de que, em breve, o governo da cpital fluminense crie um espaço próprio para sediar o projeto, que será lançado oficialmente em junho.

comments powered by Disqus