Notícias
fora de risco

Center Norte tem multa suspensa

Vanessa Barbosa - Exame.com - 07/10/2011

Interditado ontem pelo risco de explosão devido ao acúmulo de gás metano em seu subsolo, o Shopping Center Norte foi vistoriado na tarde de hoje pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Os técnicos do órgão verificaram e aprovaram o sistema de drenagem instalado pelo centro comercial, que poderá ser reaberto entre hoje e amanhã.

O sistema de exaustão é formado por 11 drenos e bombas de sucção para extração do metano, gás altamente explosivo quando em contato com o oxigênio. A Cetesb também suspendeu a multa diária de R$ 17,450 aplicada ao shopping desde 19 de setembro, por considerar que foi atendida a exigência de instalação de um sistema emergencial de drenos para extração do gás nas áreas mais críticas que formavam bolsões de gás no subsolo do empreendimento.

"Os resultados permitiram avaliar que a operação dos drenos gerou pressão negativa no interior de grande parte dos poços situados nas imediações dos drenos, condição necessária para se prevenir a entrada do gás para o interior do edifício", diz um trecho do comunicado.

A Cetesb ressalta, no entanto, que o Center Norte deve complementar as investigações em outras áreas do empreendimento, de 300 mil metros quadrados e 331 lojas, para se verificar a necessidade de ampliação do sistema de exaustão do metano. Também terá que complementar as investigações nas áreas do Lar Center e supermercado Carrefour.

comments powered by Disqus