Notícias
concurso público

MCT contrata para centro de alerta de desastres naturais

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 04/10/2011

O Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do MCT - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, abriu processo seletivo simplificado para contratar profissionais com experiência na área de monitoramento e alerta de enxurradas e deslizamentos de encostas. 

Entre geólogos, meteorologistas, biólogos e climatologistas, 75 profissionais serão selecionados pelo MCT para vagas cujo salário varia entre R$ 3,8 mil e R$ 8,3 mil. Os contratos têm duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação de até quatro anos. 

Para participar, é preciso ter mestrado ou doutorado na área, além de experiência profissional no setor. Os interessados podem se inscrever até 7/10 pelos Correios, por procuração ou, mesmo, pessoalmente no prédio do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na cidade paulista de Cachoeira Paulista, onde a sedo do Cemaden será inaugurada, oficialmente, em dezembro deste ano. (Mais informações a respeito do concurso aqui

De acordo com o MCT, o Centro foi criado com a intenção de alertar, com antecedência, moradores de áreas de risco a respeito de desastres naturais para que acidentes, como o que aconteceu na Região Serrana do Rio de Janeiro no início deste ano, sejam evitados.

Ainda segundo o Ministério, o Cemaden funcionará 24 horas por dia e, ainda em 2012, também passará a monitorar o colapso da safra de subsistência ocasionado por conta da forte seca no Nordeste. 

Leia também:
Participação da população nas simulações de desastres
 
Sistema de alerta de desastres deve começar no inverno 
Desastres naturais: a importância da prevenção e da gestão de riscos 

comments powered by Disqus