Notícias
incentivo

CEF reduz juro para veículo pouco poluente

Marcela Ayres - Exame.com - 05/10/2011

Carros novos e menos poluentes terão financiamento mais barato na Caixa Econômica Federal. O banco anunciou hoje a criação do Crédito Auto Suficiente, que oferecerá taxas a partir de 1,39% ao mês para veículos "limpos".

O parâmetro para a concessão da financiamento será a classificação recebida pelo automóvel no programa Nota Verde do Ibama. Quanto maior o número de estrelas, menos poluente é o carro. Entre os primeiros do ranking estão os veículos que utilizam combustível renovável ou elétrico e liberam menos gás carbônico na atmosfera. É o caso, por exemplo, do Fiat Idea Adventure Dualogic 1.8, do Ford Ka 1.0 e do Fox Plus 1.6 Flex, da Volkswagen. A nota dada a todos os carros avaliados pelo Ibama pode ser conferida no site da instituição.

Segundo informações do Banco Central, a taxa média para aquisição de veículos é de 29,4% ao ano. Com o financiamento da Caixa para carros não poluentes, o motorista vai arcar com uma taxa anual mínima de 18% - uma economia superior a 10% no preço final do automóvel.

A Caixa alerta, entretanto, que os consumidores devem comparar as propostas de financiamento pelo valor total da parcela e não somente pela taxa de juros. O encargo pode ser conferido pelo chamado CET (Custo Efetivo Total), percentual que engloba o desembolso integral cobrado pela operação, incluindo registro de gravame, alienação e tarifas de contrato.

comments powered by Disqus