Notícias
pesquisa

Carros elétricos economizam R$ 2100 por ano

Vanessa Daraya - INFO Online - 18/04/2012

Um grupo de cientistas americanos descobriu que motoristas de veículos elétricos podem economizar até 2100 reais por ano em combustível em comparação com um carro novo movido à gasolina.

Os pesquisadores, liderados por Don Anair, são da Union of Concernet Scientists. Eles analisaram questões relacionadas às fontes energéticas. Os modelos de carros elétricos usados foram o Chevrolet Volt e o Nissan Leaf.

A base de combustível fóssil usada foi a gasolina com preço de 3,50 dólares por galão. A partir disso, eles fizeram uma comparação com os custos de eletricidade e concluíram que a economia variava entre 750 e 1200 dólares. Além da economia financeira, os carros elétricos reduzem as emissões de gases de efeito estufa.

Porém, os pesquisadores esclarecem que os custos totais da propriedade não foram comparados. Eles não determinaram o tempo necessário para o retorno do investimento. Além disso, os pesquisadores alertam que eficiência pode variar de acordo com a região analisada.

Nos EUA, os carros elétricos ou híbridos são um pouco mais populares do que no Brasil. Porém, ainda existe uma diferença de valor. O Focus Elétrico, por exemplo, pode custar até 5.500 dólares a mais do que a versão tradicional.

comments powered by Disqus