Notícias
trânsito verde

Carro quadriflex é apresentado em feira de tecnologias limpas

Natali Chiconi - Quatro Rodas - 20/09/2011

A EcoEnergy, Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia e Eficiência Energética, que realizou sua primeira edição entre os dias 15 e 17 de setembro, contou com a apresentação do "carro quadriflex", projeto desenvolvido pelo cearense Fernando Alves Ximenes.

Apesar de batizado como "quadriflex", o carro conta com apenas um motor bicombustível comum (gasolina e etanol). Seu diferencial, na realidade, são os sistemas auxiliares de captação de energia, solar, com um painel fotovoltaico instalado no teto, que capta a energia sempre que exposto a luz solar, e eólica, através de turbinas instaladas na dianteira do veículo, que funcionam quando o veículo atinge 40 km/h.

A energia das fontes alternativas alimenta sistemas periféricos como ar-condicionado e rádio. Isso, no fim das contas, ajuda a economizar a energia resultante da combustão, o que contribui para a economia de combustível no motor a combustão. Quando não usada totalmente, essa energia é armazenada na bateria do carro. Apesar de o modelo exposto ser um Fiat Uno, Ximenes garante que a tecnologia pode ser aplicada a qualquer carro.

comments powered by Disqus