Notícias
transporte sustentável

Carro faz 1090 quilômetros por litro de gasolina

Kátia Arima - National Geographic Brasil - 25/04/2011

Estudantes da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, construíram o protótipo de um veículo muito eficiente no aproveitamento do seu combustível: o carro fez 1090 quilômetros por litro (km/l) de gasolina em uma competição universitária.

A instituição de ensino venceu pelo terceiro ano consecutivo o desafio Shell Eco-marathon, edição Américas, na categoria protótipo - motor de combustão interna. No evento, realizado de 14 a 17 de abril em Houston, nos Estados Unidos, estudantes de ensino médio e universitários apresentam seus projetos de veículos verdes, que gastam combustível com mais eficiência. No ano passado, o veículo vencedor, também de uma equipe da Universidade Laval, fazia 32,7 quilômetros por litro.

O veículo NTF 5.0 foi construído por estudantes de engenharia da Universidade de Laval dentro do projeto Alérion Supermileag, em atividade desde 2006. A carcaça do veículo pesa 11 quilos e foi feita com fibra de carbono. O objetivo da equipe atualmente é chegar à eficiência de 2000 km/l.

comments powered by Disqus