Notícias
mobilidade verde

Carro elétrico 'encolhe' para estacionar

Vanessa Barbosa - Exame.com - 02/02/2012

Quem nunca se pegou diante de uma vaga esmirrada na rua pensando em como bom seria se o carro da frente tivesse parado um pouco mais adiante ou até se o próprio carro fosse alguns centímetros menor? Para resolver este problema e otimizar o uso do espaço nos disputados estacionamentos dos grandes centros urbanos, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) projetou um pequeno carro elétrico que "dobra" para estacionar.

A capacidade de encolher e esticar como uma sanfona permite que três unidades do compacto Hiriko sejam capazes de ocupar uma única vaga convencional. Medindo 2,70 metros de comprimento e 1,70 metros de largura, o modelo inteligente para duas pessoas tem dimensões semelhantes as do smart fortwo. Mas, na hora de estacionar, a traseira do carro move-se para baixo do chassis, deixando o veículo mais alto, reduzindo o Hiriko a dois terços do comprimento de um Smart. A saída e entrada no veículo passam a ser por uma porta que se abre logo à frente do motorista.

Primeiro protótipo elétrico do consórcio empresarial espanhol Hiriko-Afypaida, o pequeno inteligente tem aceleração anunciada dos 0 aos 50 km/h em três segundos, uma velocidade máxima limitada a 50 km/h e uma autonomia prevista de 120 quilômetros. Apresentado na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na semana passada, o Hiriko deve chegar ao mercado em 2013, ao preço de 12,5 mil euros (cerca 28,5 mil reais).

Confira no vídeo, em inglês, a tecnologia por trás do Hiriko:

comments powered by Disqus