Notícias
descarte correto

Cariocas terão pontos de coleta de lixo eletrônico

Redação - Agência Brasil - 22/11/2013

[img1]

[box-leia]A partir desta quinta-feira, 21/11, a população pode descartar, da forma adequada, aparelhos eletrônicos que contenham substâncias tóxicas prejudiciais ao meio ambiente.

Uma grande caixa de metal foi montada na Estação do Metrô da Carioca, no centro, pela SEA - Secretaria de Estado do Ambiente para o depósito de computadores, televisores e teclados, a fim de lançar a quarta edição da Campanha Natal da Eletrorreciclagem, que vai até o dia 20 de dezembro.

Para o secretário do ambiente, Carlos Minc, o período da campanha é estratégico. "Em época de Natal, a maioria das pessoas compra coisas novas e fica sem saber o que fazer com as velhas. A campanha ajuda no descarte desses objetos antigos, sem uso, que se não tiverem a destinação correta podem acabar contaminando a água, o solo e o lençol freático com seus metais pesados, como zinco, chumbo e cobre".

Minc ressaltou ainda a importância da reciclagem desses materiais no Projeto da Fábrica Verde, em que a secretaria capacita jovens em montagem e manutenção de computadores. "Quando computadores velhos são doados, eles são transformados em um novo, que é encaminhado automaticamente para as Fábricas Verdes. Com isso, transformamos lixo eletrônico em inclusão digital", explicou.

De acordo com o gerente de Relações Institucionais do Metrô Rio, Luiz Fernando Mello, a campanha tem um viés extremamente importante, pois o metrô pode desempenhar um grande papel na propagação da conscientização ecológica. "Como um grande meio de transporte que recebe cerca de 650 mil pessoas por dia, o metrô é um pólo importantíssimo para disseminar, pela campanha Natal da Eletrorreciclagem, a consciência ambiental nas pessoas", detacou.

A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e tem o patrocínio do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), recolheu 20 toneladas de lixo eletrônico nas três edições anuais já promovidas.

Os serviços de coleta ficarão disponíveis também nas estações da Pavuna, na zona norte; da Siqueira Campos, em Copacabana, na zona sul; na sede da prefeitura do Rio, na Cidade Nova; no centro do Rio e nas unidades da Fábrica Verde do Complexo do Alemão e da Rocinha, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.