Notícias
Marcelo Camargo/ABr Cariocas poderão fazer teste de aids no próximo sábado
saúde

Cariocas poderão fazer teste de aids no próximo sábado

Redação - Agência Brasil - 30/11/2012

A prefeitura do Rio espera fazer 30 mil testes rápidos de aids no próximo sábado (1º), como parte da campanha nacional . Em 2011, foram 17,5 mil exames na capital fluminense, segundo o subsecretário de Atenção Primária e Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Daniel Soranz. " No ano passado, no Fique Sabendo, a prefeitura do Rio de Janeiro foi a que fez o maior número de exames em um único dia. Nesta nova campanha, a gente pretende repetir a marca, com maior número de exames do país", disse.

 

No próximo sábado, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h. Normalmente, as unidades funcionam de 8h às 12h. Iniciada no dia 10 de novembro, a campanha Carioca da Prevenção oferece testes para detecção do vírus HIV e da sífilis em 200 postos de saúde e clínicas da família em toda a capital, em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, órgão da prefeitura. Somente no dia 10 de novembro, quando teve início a ação, 21,6 mil exames foram feitos.

Daniel Soranz explicou que qualquer cidadão pode fazer os exames. É coletado sangue do paciente e o resultado sai em aproximadamente oito dias. O resultado ficará disponível nas unidades de saúde e na internet. Segundo Soranz, os casos de aids e sífilis no Rio estão dentro da média brasileira. "Com o aumento da disponibilidade de exames, a gente espera encontrar mais casos precocemente para proteger a população de casos futuros", disse.

Quem procurar as unidades de saúde também poderá se vacinar contra a hepatite B e, no caso das mulheres, fazer o exame preventivo do câncer de colo de útero. Haverá ainda aferição de pressão arterial, distribuição de material educativo e de preservativos, além de atividades de promoção à saúde. Para obter mais informações sobre onde fazer o teste, os interessados podem ligar para a central de atendimento da prefeitura pelo telefone 1746.

comments powered by Disqus