Notícias
inovação

Capacete para ciclista se conecta a carros e evita acidentes

Lucas Agrela - INFO Online - 05/01/2015

[img1][box-leia]Um capacete inteligente para ciclistas pode se conectar a carros para evitar acidentes. Desenvolvido pela Volvo em parceria com a marca de artigos esportivos POC e com a Ericsson, o capacete recebe informações do aplicativo para smartphones chamado Strava, que tem integração com sistemas automotivos conectados.

A tecnologia funciona somente com carros da Volvo. Devido à integração do app aos veículos, tanto o motorista quanto o ciclista sabem que estão próximos, evitando surpresas que podem causar colisões.

Quando um automóvel chegar perto, luzes vermelhas localizadas no capacete aparecem no campo de visão do ciclista, indicando que ele deve tomar cuidado ou mesmo parar.

VOLVO BIKE
Não é a primeira vez que as empresas investem na criação de capacetes com funções conectadas. Em agosto deste ano, a Skully Systems realizou uma campanha no site de financiamento coletivo IndieGoGo para criar um capacete para motociclistas que se integra a smartphones com sistema Android e funciona de forma semelhante ao Google Glass.

Em uma pequena tela que fica perto do olho do usuário e é possível dar comandos de voz, uma vez que há microfone e caixa de som embutidos. Mais detalhes sobre o capacete inteligente desenvolvido pela Volvo, POC e Ericsson serão revelados durante a CES 2015, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas (EUA) entre 4 e 9 de janeiro.



comments powered by Disqus
Tags: