Notícias
em são paulo

Candisani lança livro ‘Pantanal, na Linha-D’água’

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 26/02/2013

[img1]

[box-leia]Para aqueles que são fãs de fotografia de natureza, o renomado fotógrafo Luciano Candisani prepara mais um presente: ele lançará em 14/03, pela National Geographic Brasil, o livro Pantanal, na Linha-D’água

Resultado de dois anos de trabalho no bioma brasileiro, a obra reúne dezenas de fotos que retratam a importância da dinâmica das águas na planície do Pantanal. "O jacaré, por exemplo, é uma espécie da biodiversidade que evoluiu para acompanhar o sobe e desce da água no Pantanal", conta Candisani, que é membro da Liga Internacional de Fotógrafos de Conservação (ILCP) e conselheiro do Planeta Sustentável, além de integrar a equipe de colaboradores da NG Brasil. 

O livro, com textos do jornalista José Eduardo Camargo, redator-chefe do Guia Quatro Rodas, do portal Viajequi e da revista Hotel Pro, será lançado oficialmente em São Paulo, na livraria Fnac da Avenida Paulista. O evento acontece no dia 14/03, a partir das 19h, com direito a sessão de autógrafos e bate-papo com o autor. 

Na ocasião, Candisani também lançará exposição de fotos homônima, que ficará na Fnac Paulista durante, pelo menos, um mês. A ideia é que a mostra fotográfica viaje durante o ano de 2013 por todas as lojas da rede - passando pelos estados de Brasília, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná - para divulgar o belíssimo trabalho que o profissional fez no Pantanal. 

Os dois anos de viagens que Candisani fez ao bioma para fotografar a maior planície inundável do planeta ainda rendeu outros bons frutos ao profissional: as fotos clicadas por lá ilustraram a reportagem A Volta do Jacaré, publicada na National Geographic americana, e uma das imagens, inclusive, foi premiada pelo concurso internacional Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year 2012. O conteúdo foi traduzido para o português e é o tema de capa da edição de março da revista brasileira – disponível nas bancas e, também, no iPad –, que ainda traz portfólio do fotógrafo, com algumas das fotografias que integram o livro Pantanal, Na Linha-D'água.

“Graças a essa reportagem, passei a integrar oficialmente o grupo de colaboradores da National Geographic americana, o que na prática significa que agora tenho a chance de levar minhas ideias de pauta diretamente para um comitê de editores da revista”, comemora Candisani.

E ainda tem mais: em seu blog no site da National Geographic Brasil, o profissional inaugurou uma série de posts em que revela histórias por trás de algumas das principais fotografias clicadas para a obra. Não deixe de conferir! 

Os interessados podem comprar a obra na Loja Abril a partir de 01/03, antes de seu lançamento oficial.  

LANÇAMENTO DO LIVRO PANTANAL, NA LINHA-D’ÁGUA
Data: 14/03
Horário: 19h
Local: Fnac Paulista
Endereço: Av. Paulista, 901, Bela Vista - São Paulo/SP

comments powered by Disqus