Notícias
medida sustentável

Campus Party neutralizará emissões de gás carbônico

Vanessa Daraya - INFO Online - 31/01/2013

 

A Campus Party* pretende neutralizar o gás carbônico emitido durante o evento, que acontece entre os dias 28 de janeiro a 3 de fevereiro, no Centro de Exposições do Anhembi. A iniciativa surgiu com a parceria entre a empresa Neutralize Carbono e a Vivo, patrocinadora da feira.

Esses créditos são gerados por um projeto ambiental que substitui a matriz energética fóssil, como o petróleo, em uma caldeira industrial pelo uso de uma matriz renovável, como a energia solar. Segundo Marina Dall’Anese, analista de negócios da Neutralize Carbono, a ação garante uma neutralização real e imediata. Isso deve ser feito por meio da alocação de créditos de carbono certificados pelo órgão internacional TUV-SUD.

Em entrevista à INFO, Marina explicou que o evento já está neutro em carbono, pois foram estimadas as emissões através do conhecimento das fontes. Por exemplo, pelo uso de combustíveis fósseis para gerar energia e para transporte de materiais e pessoas, pelo uso de gás para preparação de alimentos e pelo consumo de eletricidade.

A conta simples divide o número total de emissões pelo número de participantes estimados, que é de 8.000. "Mas não podemos afirmar diretamente que este é o valor médio por participante, pois as emissões ainda podem variar, assim como o número de participantes", explica. O total estimado até agora foi de 311.796 kg de gás carbônico.

Como a conta não inclui as emissões referentes ao transporte e à alimentação individual, o participante pode acessar o site da empresa e neutralizar suas próprias emissões. Basta selecionar os dias em que esteve no evento, preencher um formulário e fazer o pagamento, cujo valor varia entre R$ 5,00 e R$ 25,46.

No final da feira de tecnologia, a Campus Party receberá um certificado de neutralização de emissões. Segundo a analista, ele traz dados que podem ser consultados a qualquer momento, por qualquer pessoa interessada. Ela acredita que isso garante a confiabilidade e transparência da solução apresentada.

 

*Campus Party

 

Foto: Campuspartybrasil / Creative Commons