Notícias
mobilização

Campanha convida sociedade a cuidar do Tietê

Aline Monteiro - INFO.com - 27/09/2011

A campanha Tietê Vivo - Compromisso de todos nós, lançada no último sábado, faz continuidade à ação iniciada há mais de 20 anos com maior abaixo-assinado já feito no Brasil. Mais de um milhão de pessoas participaram na época exigindo do Governo do estado de São Paulo atitudes sobre a poluição do rio Tietê. Hoje, no entanto, a cobrança é feita à população.

Como resultado da campanha iniciada em 1992 pela Rádio Eldorado e pela SOS Mata Atlântica, o rio passou por obras de revitalização promovidas pelo Governo estadual através da Sabesp, empresa responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Com a iniciativa, porém, o projeto Tietê Vivo pretende conquistar o compromisso da população com a manutenção da limpeza do maior rio do estado.
leia também

Na sua página no Facebook, a campanha propõe um novo abaixo-assinado a fim de estimular a sociedade a não somente cobrar ações do Governo, como a aderir o que eles chamam de os "10 mandamentos do Tietê Vivo - Compromisso de todos nós". O grupo afirma que para que o propósito da campanha seja cumprido e o rio Tietê tenha novamente águas limpas e revitalizadas é necessário o engajamento de todos.

A nova etapa da campanha foi lançada oficialmente no último final de semana com a assinatura de Geraldo Alckmin, governador do estado de São Paulo e Gilberto Kassab, prefeito da cidade de São Paulo de um termo de compromisso. Assinaram, também, alguns secretários do estado de São Paulo, representantes da Rádio Eldorado e da SOS Mata Atlântica. A campanha pretende se tornar o maior abaixo-assinado já feito na internet.

Confira os "10 mandamentos do Tietê Vivo - Compromisso de todos nós":

1º Assumo como tarefa monitorar a execução de obras e intervenções do poder público na despoluição do rio Tietê;

2º Estabeleço o compromisso de adotar a prática do uso racional da água;

3º Comprometo-me a preservar os mananciais;

4º Defenderei a causa da preservação das várzeas dos rios e as áreas de preservação permanente e matas ciliares do Tietê;

5º Serei defensor da causa da redução do lixo e do seu descarte em local adequado;

6º Comprometo-me a participar de programas de reciclagem e coleta seletiva de lixo;

7º Comprometo-me a consumir produtos de empresas que respeitem o meio ambiente;

8º Assumo como compromisso manter minha residência conectada à rede pública de esgotos;

9º Estabeleço como meta ver o Tietê Vivo, livre de sujeira, poluição e entendo que este compromisso depende da minha participação e atitude.

10º Comprometo-me a difundir esta causa a todos amigos, colegas, nas minhas redes sociais.

comments powered by Disqus