Notícias
protesto

Campanha #AnunciaPraMim denuncia publicidade ilegal para crianças

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 09/10/2014

[img1][box-leia]Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a publicidade abusiva é proibida. E a legislação entende que a propaganda que se aproveita da falta de maturidade das crianças para tentar vender um produto é abusiva.

Por achar que este tipo de comunicação é desleal, o projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, aproveitou o Dia das Crianças para lançar a campanha #AnunciaPraMim, que pede para as empresas serem mais éticas, respeitarem as leis e anunciarem somente para os adultos.

Quem quiser participar do protesto, pode acessar o site #AnunciaPraMim e preencher um formulário para denunciar o nome das empresas flagradas agindo contra a lei (seus dados não serão divulgados).

O Alana vai encaminhar todas as cartas para pressionar estas empresas – podem ser fabricantes ou lojas varejistas – a mudar sua maneira de agir. A mensagem também conclama que elas assumam a vanguarda e se engajem no movimento do consumo consciente.

Um ranking com o nome das companhias que foram denunciadas ficará visível no site da iniciativa. O Instituto Alana acredita que se brincar é assunto de criança, comprar deve ser assunto de gente grande.

comments powered by Disqus
Tags: