Notícias
CIDADE GALERIA

O Caminho do Rio Tietê é tema de obra no Jardim Botânico de SP

Redação* - Planeta Sustentável - 19/09/2013

[img1]

 [box-leia]

*Colaborou Jéssica Miwa

Neste sábado, 21/09 - Dia da Árvore -, o Jardim Botânico de São Paulo receberá um presente pela cidade: a land art O Caminho do Rio, do artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, localizada na entrada principal do jardim. A intervenção desenha, com flores e plantas, um rio vermelho que resgata o traçado do curso natural do Rio Tietê.

Ao longo de seus 2,5 mil m², a obra propõe reflexão sobre os impactos causados pela ação humana, como o progresso urbano em detrimento do meio ambiente. Além de apreciar a beleza da iniciativa, os visitantes poderão curtir outras ações incluídas na programação:
- Piquenique Chefs na Rua, com pratos elaborados por chefs descolados com alimentos orgânicos e sustentáveis, e curadoria de Laurent Suaudeau;
- Performance da Orquestra Heartbreakers e Guga Stroeter; e
- Première do filme “A Margem da Paisagem”, com direção de Elaine Caffé.

“O Caminho do Rio” faz parte do projeto Cidade Galeria* e tem curadoria de Luciana Farias. A obra foi desenvolvida por oito jardineiros, sob orientação de Ganem e outros profissionais especializados. “A contribuição do artista convida a contemplar a vida e desejar um futuro onde homem e natureza convivam em harmonia”, explica Luciana.

SOBRE JEAN PAUL GANEM
O artista, nascido na Tunísia em 1964, é conhecido por modificar a paisagem local, muitas vezes contaminada e degradada, ao reproduzir formas e cores que transformam a percepção das pessoas. Com mais de 40 obras espalhadas pelo mundo, sua principal característica é a plantação em grande escala.

Entre os locais que já receberam suas intervenções estão o Château de Rambouillet, em Paris, e um aterro sanitário em Montreal de 30 mil m². No Brasil, projetou o boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além do Projeto Aldeinha em São Paulo. “As plantas me interessam muito. Percebi que elas emocionam todo mundo, das crianças aos idosos, e também pessoas que não se interessam por arte”, conta Ganem, que quer surpreender e estimular os espectadores com suas criações.

Inauguração da obra “O Caminho do Rio”
Data: 21/09
Local: Jardim Botânico de São Paulo
Endereço: Av. Miguel Stéfano, 3031, Água Funda – São Paulo
Informações: no site do Jardim

*Cidade Galeria

[img2]

[img3]

comments powered by Disqus