Notícias
consumo consciente

Calculadora ecológica avalia impacto de atividades

Fábio Vasconcelos - Agência Sebrae de Notícias - 10/10/2011

A comerciante de roupas, Elaine Araújo, 29 anos, precisa plantar 41 árvores. Ela soube desse novo dever após utilizar a calculadora ecológica, que está no espaço de Negócios Verdes e Sustentáveis da Feira do Empreendedor. "É uma ação interessante para nos dar noção do quanto a gente degrada a natureza sem perceber", afirmou. Para simbolizar a nova tarefa na vida de Elaine, ela recebeu um papel reciclado com sementes para serem plantadas. "Farei isso no meu sítio", garantiu.

Ao utilizar a calculadora, o visitante relaciona informações como os aparelhos domésticos que possui, a quantidade de lixo que produz e quantas pessoas moram na residência. Ao final, recebe a informação de quantas árvores deverá plantar para retirar do meio ambiente o gás carbônico emitido.

"Quem mora sozinho, por exemplo, polui muito mais, porque usa uma lâmpada acesa e uma televisão ligada para consumo de uma só pessoa", detalha a coordenadora de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Djane Santiago.

Ainda durante a Feira haverá mais ações de sustentabilidade em parceria com o Ifba. Dentre elas, a utilização de restritores de vazão de água nas torneiras dos banheiros. O instrumento diminui o consumo em 40%. Além disso, o instituto vai trocar os copos descartáveis dos expositores por garrafinhas personalizadas de água. A estimativa é de uma redução de mais de 3 mil copos descartáveis por dia de Feira.

De acordo com a coordenadora da Feira do Empreendedor 2011, Adriana Moura, a iniciativa diminui o impacto ambiental do evento e orienta os visitantes e expositores sobre o consumo consciente. "Também orientamos quem quer montar um negócio sobre a importância da gestão socialmente responsável, pensando nas gerações futuras", disse.

comments powered by Disqus