Notícias
construção

Caixa: entrega de projetos de gestão de resíduos é adiada

Redação - Planeta Sustentável - 02/09/2011

A Caixa Econômica Federal* prorrogou, até 23/09, o prazo de entrega dos projetos para Gestão de Resíduos Sólidos de Construção e Demolição, realizados por consórcios públicos e prefeituras municipais. 

A seleção tem como objetivo estimular a reciclagem de resíduos de construção e demolição, e seu reaproveitamento nas obras, além de promover a educação ambiental e a mobilização da sociedade. 

Estima-se que 40% a 70%, dos resíduos urbanos, sejam de construção e demolição. Grande parte desses resíduos é descartada em locais impróprios, comprometendo a paisagem local, e podendo degradar o meio ambiente. 

O Fundo Socioambiental (FSA) CAIXA poderá aplicar até R$ 3,8 milhões nos projetos. O investimento contribuirá com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Podem se habilitar aos recursos: consórcio público para gestão de resíduos sólidos, prefeituras de municípios com mais de 100 mil habitantes, o Governo do Distrito Federal ou instituições vinculadas, responsáveis pela gestão de resíduos sólidos. 

É condição para a seleção, a existência de Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil ou Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em vigor no município onde o projeto será implantado. 

A Caixa divulgará, na primeira quinzena de outubro, o resultado de duas outras seleções: para projetos de proteção à Caatinga, e proteção às Águas. Nas três chamadas, o FSA Caixa deve realizar um investimento total de R$ 14 milhões.

*Caixa Econômica Federal

comments powered by Disqus