Notícias
gatos e vazamentos

De cada 100 litros de água, 25 se perdem até a casa do paulista

Vanessa Barbosa - Exame.com - 06/02/2014

[img1]

[box-leia]Ligações clandestinas
, vazamentos, obras mal executadas...A lista de problemas na rede de abastecimento na Grande São Paulo é extensa e gera perdas vultosas - em média de cada 100L de água captados pela Sabesp só 75L chegam à casa dos paulistas.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos são perdidos por dia. Das perdas registradas no ano de 2013, 60% foram devido a vazamentos na rede, e os 40% restantes foram de ligações clandestinas.

A reportagem salienta que a perda de água entre a represa e as casas ajuda a aumentar a crise pela falta de chuva no sistema Cantareira. Em entrevista ao jornal, a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, afirma que as perdas têm diminuído. "Em 2006 havia 33% de perda. Nossa meta é chegar até o fim da década com 18%", disse.

PERDAS DO BRASIL ASSUSTAM
Um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, no ano passado, revelou que quase 40% da água tratada no Brasil é desperdiçada. Um quadro imperdoável para um recurso tão precioso e cada vez mais escasso. A título de comparação, na Europa, essa taxa é de 15% e no Japão, de apenas 3%.

A pesquisa mostrou ainda que uma redução de apenas 10% das perdas do país representaria uma receita de R$ 1,3 bilhão, o que representa quase metade do investimento feito em abastecimento de água no ano de 2010.