Notícias
pesquisa

Brasileiros relacionam mais energia com meio ambiente

Marina Franco - Planeta Sustentável - 01/02/2012

Quando o brasileiro pensa em energia a questão mais preocupante para ele é o impacto que a produção e o transporte do recurso, bem como o uso de combustíveis fósseis, causam sobre o meio ambiente. É o que aponta nova pesquisa realizada em 24 países pelo instituto de pesquisas Market Analysis*, em parceria com a Globescan*.

Segundo o levantamento, hoje, um em cada dois habitantes do país associam as questões energética e ambiental. A relação é três vezes maior do que em 1998, quando a primeira edição da pesquisa foi realizada e apenas um em cada sete consumidores brasileiros tinham essa preocupação.

Outras questões, como a crise de abastecimento de energia e o aumento dos preços deste recurso, não preocupam mais os brasileiros como no passado: hoje 44% dos cidadãos ao redor do mundo levam isso em conta, enquanto no Brasil as duas questões preocupam 25% da população. Em 1998, o percentual entre os brasileiros era maior: 61%, ante 36% dos estrangeiros preocupados.

O único ponto em que a opinião de brasileiros converge com a de outras populações é em relação à retomada do alarme dos riscos da energia nuclear. A preocupação voltou a crescer, principalmente, por conta do desastre ocorrido em Fukushima, em março de 2011, no Japão. Atualmente 21% da população nacional e 20% da internacional dão destaque para a questão.

As entrevistas foram feitas em agosto de 2011, por telefone, com 24 mil adultos de 24 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Egito, Equador, Espanha, EUA, Filipinas, França, Gana, Índia, Indonésia, Japão, México, Nigéria, Paquistão, Panamá, Peru, Quênia, Rússia, Turquia e Reino Unido. 

*Market Analysis
*Globescan

comments powered by Disqus