Notícias
pesquisa

Brasileiros optam por produtos de menor impacto

Marina Franco - Planeta Sustentável - 26/04/2011

Mais da metade dos brasileiros (61%) escolhem pagar mais por um produto ou serviço que seja correto ou ético. Além disso, a maioria (72%) também busca compartilhar algum produto ao invés de comprar um novo somente, de forma a reduzir seu impacto no meio ambiente. Foi o que constatou a pesquisa MRSC - Monitor de Responsabilidade Social Corporativa 2011.

Realizada pelo instituto de pesquisa de opinião Market Analysis*, a pesquisa ouviu 805 brasileiros entre 18 e 69 anos, residentes de nove capitais do país. Mais da metade deles (54%) afirmou que, com freqüência, opta por não comprar alguns produtos para reduzir o seu impacto ao meio ambiente. O levantamento ainda mostra posicionamentos relevantes dos consumidores brasileiros perante as empresas. Eis alguns deles:
- 69% concordam que podem influenciar as empresas para que atuem de forma responsável;
- para 90% as empresas devem ter total ou muita responsabilidade em garantir que seus produtos e operações não sejam prejudiciais ao meio ambiente;
- 89% esperam que as empresas tenham total ou muita responsabilidade em assegurar que todos os materiais usados na fabricação de seus produtos sejam produzidos de maneira social e ambientalmente responsável e
- 75% concordam com a afirmação de que os produtos sociais e ambientalmente responsáveis têm mais qualidade do que os comuns.

Para a Market Analysis, a pesquisa mostra que a pressão do consumidor por produções industriais mais social e ambientalmente corretas não se trata de modismo, mas de um novo comportamento da sociedade brasileira, com efeito de médio a longo prazo.

*Market Analysis

comments powered by Disqus