Notícias
ipcc da biodiversidade

Brasil é sede da primeira reunião regional da IPBES

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 04/07/2013

[img1]

[box-leia]A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas - IPBES, na sigla em inglês - escolheu o Brasil para sediar sua primeira reunião regional. O encontro, promovido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), acontece entre os dias 10 e 13/07, em São Paulo. 

Lançada em abril de 2012, a IPBES tem como função básica fazer uma ponte entre ciência e política. A ideia é organizar todo o conhecimento acadêmico que já existe a respeito da biodiversidade do planeta para orientar o processo de criação de políticas internacionais sobre o tema. 

Na Reunião da América Latina e Caribe serão debatidas formas de integrar os profissionais e instituições de pesquisa dessa região para produzir os diagnósticos locais que integrarão o relatório global da IPBES. As análises devem reportar as particularidades da área - onde se acumula um terço da biodiversidade do planeta - e, ainda, o conhecimento tradicional dos povos indígenas e pré-colombianos. 

O encontro reunirá cerca de 30 representantes dos países da América Latina e Caribe que são filiados à plataforma e estará aberto ao público, apenas, no dia 11/07, quando três especialistas falarão a respeito da importância da IPBES e do Pnuma para a preservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. São eles:
- Zakri Abdul Hamid, presidente do IPBES;
- Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, do Departamento de Antropologia da Universidade de Chicago, nos EUA e
- Charles Davies, representante do Pnuma no Panamá. 

Os interessados em acompanhar a reunião regional da IPBES no dia 11/07 podem se inscrever no site da Fapesp. 

REUNIÃO REGIONAL DA AMÉRICA LATINA E CARIBE DA IPBES
Data: 10 a 13/07
Aberto ao público em 11/07, das 9h às 12h30
Local: Fapesp
Endereço: R. Pio XI, 1500, Alto da Lapa - São Paulo/SP

comments powered by Disqus