Notícias
água virtual

Brasil: 4º país que mais usa água na produção de bens

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 15/02/2012

O estudo The Water Footprint of Humanity* (A Pegada Hídrica da Humanidade, em português), publicado nesta semana pela Pnas - Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, apontou que o Brasil é o quarto país que mais gasta água para a produção de bens de consumo - adquiridos pelos próprios brasileiros e, também, pela população internacional. 

Na nossa frente, no ranking dos países que mais usam água para a produção de bens agrícolas e industriais, estão China, Índia e Estados Unidos, que, juntos, são responsáveis por 38% do gasto mundial do recurso para este fim. 

O estudo, realizado pelos pesquisadores Arjen Hoekstra e Mesfin Mekonnen, revelou, ainda, que, quando o assunto é o consumo de água por pessoa - levando em conta, também, os bens que adquirimos -, o Brasil cai para a 21ª posição no ranking dos mais "gastões". 

De acordo com a pesquisa, o consumo de carne é o principal responsável pelo gasto de água virtual no Brasil, seguido pela compra de cereais e leite. Na média mundial, a ordem se inverte: os cereais representam 27% do gasto de água diário de uma pessoa, seguido pela carne, responsável por 22% do consumo do recurso. 

Leia também:
A água que você não vê
Água virtual, gasto real 
Água virtual: como fazer essa conta
Brasil é 10º exportador mundial de água virtual  

*The Water Footprint of Humanity

comments powered by Disqus