Notícias
Joel Rocha Governo debate pauta da próxima COP do Clima
mudanças climáticas

Brasil debate posição na próxima COP do Clima

Redação - Agência Câmara - 17/10/2012

[box-leia]A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas realiza audiência pública nesta quarta-feira (17) para discutir os temas da política nacional relacionados à mudança do clima, com vistas a mais uma conferência mundial sobre o tema, a COP18, a ser realizada em Doha, no Qatar, de 26/11 a 07/12. 

No mês passado, os governos de Brasil, África do Sul, Índia e China, grupo chamado de Basic, finalizaram declaração conjunta sobre as medidas de redução de emissões de gases de efeito estufa. Durante a 12ª Reunião Ministerial do Basic, em Brasília, os representantes dos quatro países reafirmaram a intenção de negociar em bloco pela extensão do Protocolo de Kyoto na COP18. 

Assinado em 1997, o Protocolo de Kyoto estabelece diminuição de 5% das emissões de gases de efeito estufa, com o primeiro período de vigência se encerrando em dezembro de 2012. A questão que precisa ser definida é até quando o instrumento valerá. Para os países do Basic, o acordo deve prevalecer até 2020, quando será substituído por nova medida internacional de adaptação às mudanças climáticas. Outro grupo de nações, no entanto, defende que o protocolo seja estendido somente até 2017. A questão estará em pauta na COP18. 

A previsão é que os representantes do Basic se encontrem novamente, em Pequim, para a última reunião que antecederá a conferência. 

Criado em 2007, o Basic é um grupo informal de diálogo sobre as negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A atuação coordenada tem contribuído para os apoios financeiro, tecnológico e técnico de outros países às ações.

comments powered by Disqus