Notícias
responsabilidade social

Bovespa comemora 10 anos do Índice Empresarial de Sustentabilidade

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 28/11/2014

[img1][box-leia]Um toque de campainha no pregão da BM&FBOVESPA, em São Paulo, marcou a celebração esta semana dos 10 anos da criação do Índice Empresarial de Sustentabilidade (ISE).

O índice, criado 2005 e o quarto no mundo deste tipo (as pioneiras foram as bolsas de Nova Iorque, Londres e Johanesburgo), funciona como indutor de boas práticas entre as empresas que têm ações comercializadas na Bolsa de Valores. Além disso, é uma referência para o investimento socialmente responsável.

A comemoração desta semana na BM&FBOVESPA contou com a presença das 11 companhias que fazem parte do ISE desde seu lançamento: AES Eletropaulo, Banco do Brasil, Bradesco, Braskem, BRF, Cemig, CPFL Energia, Fibria, Itaú Unibanco, Natura e Tractebel.

No próximo ano, 40 empresas foram selecionadas para compor o ISE, quatro a mais do que em 2014. O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da FGV-EAESP é o responsável por elaborar um questionário, ao qual as companhias são obrigadas a responder.

A pesquisa analisa sete dimensões dentro do ambiente empresarial: ambiental, social, econômico-financeira, governança corporativa, geral, natureza do produto e mudanças climáticas. A avaliação das empresas é feita em dois âmbitos: quantitativo (respostas do questionário) e qualitativo (envio de documentos comprobatórios de forma amostral).

Durante o evento, foi anunciado o lançamento da Plataforma de Indicadores do ISE, onde os usuários poderão consultar uma base de dados com o desempenho econômico do índice e das empresas.

comments powered by Disqus
Tags: