Notícias
Divulgação
tecnologias verdes

Bola de vidro gigante capta energia solar

Vanessa Daraya - INFO Online - 29/08/2012

O arquiteto alemão André Broessel criou uma grande lente esférica de vidro capaz de ampliar a captação de energia solar. Essa bola de vidro aumenta a eficiência na absorção de energia em 35% com relação às placas de energia solar tradicionais.

O ponto de destaque do aparelho está no aproveitamento da luminosidade independente de como ela incide sobre a estrutura. Por ser uma bola, não é necessário que os raios sejam totalmente direcionados. Isso porque quando esses raios passam pelo equipamento, a lente da bola se encarrega de direcioná-los para serem bem aproveitados.

São vários modelos de bolas de vidro. Alguns modelos usam apena uma lente. Outros chegam a usar até 12 lentes. Há também alguns que são preenchidos com água.

Ao redor das lentes, Broessel instala os eixos de monitoramento e as células fotovoltaicas. Elas são as responsáveis pela captação da luz do Sol.

Broessel afirma que o equipamento é à prova d´água. O criador também garante que as lentes esféricas captam o reflexo da iluminação noturna das cidades

Outro ponto de destaque do sistema é que ele pode ser adaptado para a instalação em superfícies inclinadas, por exemplo. Além disso, a bola de vidro não ocupa muito espaço.

Os protótipos ainda estão em fase de testes. Por isso, alguns deles ainda não foram patenteados. Portanto, ainda não há previsão de comercialização do produto.

comments powered by Disqus