Notícias
energia renovável

BNDES vai financiar R$ 1 bi em biocombustíveis

Mônica Nunes/Ana Luíza Vastag - Planeta Sustentável - 18/03/2011

Segundo matéria publicada no site da Revista Exame, ontem, dia 17 de março, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia firmaram um acordo sobre a disponibilização de R$ 1 bilhão para pesquisas do setor de energia. O acordo de cooperação técnica prevê a execução de um plano conjunto de inovação tecnológica nos setores sucroenergético e sucroquímico.

Estavam presentes à solenidade, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o presidente da Finep, Glauco Arbix

Para Luciano Coutinho, o acordo implica esforço conjunto das duas instituições para responder a um desafio tecnológico importante para o país, que é líder em biocombustíveis de origem de cana-de-açúcar no mundo. “O Brasil precisa se antecipar e estar próximo da fronteira de criação tecnológica, com uma atitude pró-ativa, mobilizando a pesquisa básica em torno das diversas e principais rotas relevantes nesse sentido", disse Coutinho. 

O presidente da Finep, Glauco Arbix, afirmou que as duas instituições vão trabalhar de forma articulada, tomando as decisões em conjunto no que se refere à seleção dos projetos, “de forma a impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento em uma área que é crítica para nós, que é a área de energia”. O foco serão as áreas de pesquisa tecnológica de segunda geração.

comments powered by Disqus