Notícias
índice sustentável

BM&F BOVESPA divulga questionário do ISE

Marina Franco - Planeta Sustentável - 21/07/2011

Despois de aprovado pelo Conselho do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&F BOVESPA, o questionário para a seleção da carteira de 2012 está disponível no site da instituição* para as empresas interessadas em aderir ao índice.

O questionário foi formulado pelo GVCes – Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vergas e esteve em consulta pública até o dia 24/06. A novidade é uma pergunta sobre a transparência de suas respostas. As empresas poderão escolher entre não autorizar a divulgação de suas respostas, autorizá-la sob demanda de partes interessadas ou então por completo. Outra alteração é que a dimensão Mudanças Climáticas passa a contar pontos no questionário.

Foram revisados a correlação com os indicadores GRI - Global Reporting Initiative e as perguntas do CDP - Carbon Disclosure Project. Além disso, o novo questionário contempla a ISO 26.000, recém-lançada, e os indicadores do Protocolo Verde, um conjunto de compromissos dos bancos com o desenvolvimento sustentável. O site da BM&F BOVESPA disponibiliza uma versão do questionário com marcas das alterações feitas em relação ao ano passado.

Podem responder ao questionário as companhias das 200 ações mais negociadas na Bolsa. O prazo é 16/09, mas é necessário se inscrever até 30/07. Lançado em 2005, o ISE é composto por 40 empresas, no máximo, e avalia diferentes questões da sustentabilidade em dimensões como Produto, Governança Corporativa, Financeira, social, Ambiental e Mudanças Climáticas.

A nova carteira será divulgada no dia 25/11 e entrará em vigor no primeiro dia útil de 2012. 

*BM&F BOVESPA

comments powered by Disqus