Notícias
preservação

Blog mostra expedição de pesquisadores na Amazônia

Marina Franco - Planeta Sustentável - 01/08/2011

Uma equipe de seis pesquisadores e jornalistas do CIFOR – Centro Internacional de Pesquisas Florestais*, liderada por Daniel Cooney, ex-correspondente da Associated Press, e Neil Palmer, fotógrafo britânico, passou dois meses na Floresta Amazônica para tentar responder à pergunta Quanto custará proteger as florestas?.

O resultado está documentado no blog da expedição. Há textos, imagens e vídeos com depoimentos de pessoas locais. A equipe relata que esta viagem destacou a complexa relação entre as florestas, pessoas e o meio ambiente.

A equipe abordou, entre outras questões, o repasse de dinheiro de países ricos às florestas tropicais, como parte do combate ao aquecimento global. Um projeto na Amazônia, por exemplo, paga US$ 33 dólares por mês a famílias para que protejam a floresta. Apesar do êxito do projeto, algumas famílias exigem um valor dez vezes maior, para que não usem nenhum recurso florestal.

O blog apresenta outras histórias desta série de reportagens sobre lições da Amazônia, que foi produzida pelo CIFOR com apoio dos governos da Noruega e Austrália.

*CIFOR

comments powered by Disqus