Notícias
meio ambiente

Biodiversidade da natureza brasileira é homenageada em exposição itinerante

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 01/04/2015

[img1][box-leia]Estamos todos conectados. Homem, natureza e Terra. Para levar até as pessoas essa interligação incrível e extremamente sensível, a Fundação Grupo Boticário inaugurou a exposição "Conexão Estação Natureza", no Shopping Eldorado, em São Paulo.

A mostra, interativa e gratuita, convida o público a fazer uma viagem sensorial, através de recursos tecnológicos avançados, pelas paisagens naturais deslumbrantes do planeta. A exposição está dividida em nove "estações", ou seja, espaços com tecnologias e temas diferentes.

Entre os principais destaques estão um cinema sensorial, com seis telas dispostas em 360 graus, que apresenta um vídeo sobre biodiversidade, evidenciado a conexão de todos os seres do planeta e onde o espectador terá sensações reais com vento, calor, chuva e aromas.

Em outra estação, o público utilizará óculos de realidade virtual para viajar até a Reserva Natural Salto Morato, no litoral do Paraná. As crianças poderão se divertir em jogos sobre mudanças climáticas usando a tecnologia motion by hands, com as mãos sem tocar a tela, ou com kinect, reproduzindo serviços ambientais como purificação do ar, fornecimento de água, controle climático, fertilização dos solos.

Na Power Station, a energia gerada pelas pedaladas de três bicicletas irá acender as luzes de uma árvore. Uma calculadora instantânea apresentará em tempo real o volume de emissões de gases de efeito estufa poupadas enquanto as pessoas andam nas bikes.

O objetivo da exposição, que faz parte das comemorações dos 25 anos da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, é aproximar a natureza das pessoas que vivem nos centros urbanos e restabelecer a conexão dos seres humanos com ela. "A conservação da natureza é responsabilidade de todos, pois nossas atitudes influenciam diretamente a biodiversidade e tudo o que ela nos oferece", afirma Miguel Krigsner, fundador da entidade e da empresa O Boticário. "Optamos por mostrar essa relação por meio da beleza e da alegria, pois acreditamos que dessa forma as pessoas se sensibilizam mais".

Segundo os organizadores, a inspiração para a mostra veio do livro A Teia da Vida, do físico austríaco Fritjof Capra, no qual, com base em teorias científicas, ele propõe uma visão holística e interconectada da ecologia, em que o ser humano é parte da natureza e não superior a ela.

Depois de São Paulo, onde fica até 13/04, a mostra itinerante segue para Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande e Belém, percorrendo, no total, 15 mil km e atingindo mais de 60 milhões de pessoas em todos os biomas brasileiros.

Confira abaixo o vídeo de lançamento da exposição "Conexão Estação Natureza":



EXPOSIÇÃO "CONEXÃO ESTAÇÃO NATUREZA"
Data: até 13/04
Horário: segunda a sábado, 10h às 22h, domingos e feriados, 14h às 20h
Local: Shopping Eldorado, Praça de Eventos (1º piso)
Endereço: Avenida Rebouças, 3970 - Pinheiros - SP
Entrada gratuita
Mostra itinerante será exibida no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande e Belém

comments powered by Disqus
Tags: