Notícias
Gustavo Rampini Bike Rio: RJ lança programa de aluguel de bicicletas
mobilidade urbana

Bike Rio: RJ lança programa de aluguel de bicicletas

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 28/10/2011

Nesta sexta-feira, 28/10, a prefeitura do Rio de Janeiro lançou, oficialmente, o programa Bike Rio de aluguel de bicicletas, com a intenção de diminuir o trânsito e as emissões de poluentes na cidade fluminense. 

Realizada em conjunto com a empresa concessionária Serttel, a iniciativa contará com 600 magrelas distribuídas por 60 estações de aluguel de bicicleta, localizadas em 14 bairros da capital fluminense - entre eles, Botafogo, Centro, Flamengo, Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Leblon e Urca. Copacabana foi o primeiro a receber a ação: 11 estações da Bike Rio foram instaladas hoje no bairro carioca. 

As bikes ficarão à disposição dos moradores da cidade todos os dias da semana, das 6h às 22h. Quem quiser utilizar o sistema de aluguel precisa se cadastrar no portal da iniciativa e escolher o plano que deseja comprar - há as opções mensal, por R$ 10, e diário, por R$ 5. Em seguida, basta se dirigir a uma das estações da Bike Rio - que são 100% alimentadas por energia solar - para retirar a magrela. A liberação é feita por meio de celular. 

De acordo com a prefeitura, o projeto faz parte do plano estratégico do governo carioca para incentivar o uso da bicicleta na cidade como transporte alternativo. Até o final de 2012, o governo do município pretende, ainda, expandir as ciclovias da cidade, que terão 300 km de extensão. 

Saiba mais sobre o Projeto Bike Rio.  

Leia também:
Conheça a sua cidade pedalando com segurança
 
Em Londres, quem andar a pé ou de bicicleta terá descontos em lojas e cinemas 
Multas de trânsito podem financiar ciclovias 
David Byrne: bicicleta é o futuro da mobilidade 
Vá de bike 
Ciclovias de Bogotá incentivam uso de bicicletas 
Especial Vá de Bicicleta 

comments powered by Disqus