Notícias
Países debatem ações para garantir bem-estar da baleia
biodiversidade marinha

Países debatem ações para garantir bem-estar da baleia

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 12/07/2011

O 63º Encontro Anual da Comissão Internacional da Baleia, que acontece na Inglaterra até a próxima quinta-feira, 14 de julho, com a intenção de debater o problema da caça das baleias, discutirá pela primeira vez questões relacionadas ao bem-estar desses animais. 

O pedido foi feito pela WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal, que inclusive elaborou o relatório O Bem-estar das Baleias e Questões Éticas, em parceria com o governo do Reino Unido, para embasar as discussões sobre o tema durante o Encontro, que conta com a presença de representantes de 89 países de todo o mundo. 

Entre as atividades que, segundo o documento, precisam ser repensadas para evitar impactos negativos sobre o bem-estar das baleias, estão:
- caça para fins científicos;
- turismo de observação abusivo e
- pesca de outras espécies e navegação em regiões com grande incidência de baleias. 

Todas as conclusões do relatório serão apresentadas, durante o Encontro, pela delegação do Reino Unido. A intenção é que a CIB - Comissão Internacional da Baleia, que promove o evento, transforme às recomendações do documento em um plano formal de respeito ao bem-estar das baleias de todo o mundo. 

Veja o relatório O Bem-estar das Baleias e Questões Éticas, na íntegra, em inglês.

comments powered by Disqus