Notícias
desafio das cidades

BH é eleita Capital Nacional da Hora do Planeta

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 24/03/2014

[img1][box-leia]Graças a seus esforços rumo ao desenvolvimento sustentável, Belo Horizonte foi eleita Capital Nacional da Hora do Planeta, projeto global do WWF. É isso o que alega o júri da iniciativa Hora do Planeta: Desafio das Cidades. O anúncio será feito na Prefeitura da cidade nesta segunda-feira, 24/03.

A eleição foi realizada por júri internacional, composto por especialistas, em parceria com o Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). Segundo parecer técnico, Belo Horizonte foi escolhida por ter estratégia de baixo carbono integrada e por "demonstrar grande liderança local em ações climáticas dentro de uma economia emergente".

Em seu terceiro ano, a iniciativa elegeu capitais de 13 países (África do Sul, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Índia, Indonésia, Itália, México, Noruega e Suécia) em reconhecimento ao trabalho rumo à sustentabilidade. O Desafio avaliou investimentos na reestruturação de matrizes energéticas para fontes limpas, em busca de práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

A Capital Global da Hora do Planeta será eleita no dia 27/03, em Vancouver. Na ocasião, representantes do governo de Belo Horizonte estarão presentes.

Em âmbito nacional, a capital mineira concorreu com Rio de Janeiro e São Paulo, também finalistas do Desafio. Foi a primeira vez que o Brasil participou da votação. Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Betim (MG) e Sorocaba (SP) também se inscreveram.

A Hora do Planeta acontece todos os anos, em diversos países, para conscientizar a sociedade sobre o aquecimento global. Promovido no Brasil pelo sexto ano consecutivo no Brasil, o evento convida todas as pessoas a apagarem as luzes no dia 29/03, entre 20h30 e 21h30.

ANÚNCIO NA PREFEITURA DE BH
Data:
24/03, às 15h30
Local: Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte, 2º andar
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.212, Centro - Belo Horizonte/MG

comments powered by Disqus