Notícias
aquecimento global

Barbados sediará Dia Mundial do Meio Ambiente de 2014

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 19/05/2014

[img1][box-leia]Barbados foi escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para sediar as celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. O reconhecimento veio graças a medidas de combate ao aquecimento global.

Com o tema "Aumente sua voz, não o nível do mar", a efeméride este ano chama a atenção para os desafios enfrentados pelos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento com relação às mudanças climáticas.

As celebrações da data acontecerão ao longo de cinco dias. Serão discutidos tecnologias de adaptação, negócios, manejo de recursos sustentáveis, áreas protegidas, cultura local, e também falarão de desafios e oportunidades para os estados insulares em desenvolvimento do mundo todo.

Com 270 mil habitantes, Barbados é uma ilha caribenha de 430 km² altamente suscetível aos efeitos da mudança do clima. Como medida de mitigação, o país incluiu a Economia Verde entre os seis objetivos concretos de seu Plano Estratégico Nacional.

A nação se comprometeu a aumentar para 29% a participação de energias renováveis na matriz energética até 2029. De acordo com o governo, a medida cortaria mais de US$ 280 milhões do custo total de eletricidade e reduziria as emissões de CO2 em 4,5 milhões de toneladas.

comments powered by Disqus
Tags: