Notícias
inovação

Banco com painéis solares recarrega smartphones

Victor Caputo - Exame.com - 16/07/2014

[img1][box-leia]Desde a semana passada, a cidade de Boston, nos Estados Unidos começou a instalar bancos inteligentes pela cidade. Com o nome simpático de Soofas, eles são resultado de uma empresa criada dentro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Changing Environments.

Os Sofaas são inovadores recheados de tecnologia. No centro do banco, fica uma central de energia solar. Com painéis solares, a energia é captada e armazenada em uma bateria. Qualquer cidadão pode chegar e usar uma das duas portas USB para carregar um smartphone.

Em um comunicado oficial, o prefeito de Boston, Marty Walsh, apoiou a iniciativa. "Seu celular não faz apenas ligações, por que um banco deveria ser apenas um assento?", pergunta o prefeito.

"Nós queremos fazer cidades adaptadas para a nossa geração", disse Sandra Richter, uma das inventoras do Soofa, em entrevista ao Yahoo Tech. Os bancos com carregadores certamente são um passo para cidades para as novas gerações.

Mas os Soofas ainda vão além. Eles usam redes 4G para enviar informações em tempo real ao site da empresa. Lá, é possível ver um mapa com a localização de cada um dos bancos já instalados na cidade de Boston (a primeira leva é parte de um projeto-piloto).

O site ainda exibe dados sobre o local e sobre o próprio banco. Entre as informações, há número de visitantes que usaram o Soofa para carregar seu smartphone no dia, a média de visitas diárias e quantas horas de energia solar ele já captou.

Sobre o ambiente, o mapa mostra a previsão do tempo para as próximas quatro horas, qual o nível de ruídos do local, como está a qualidade do ar e quantas pessoas passaram andando por lá na última hora.

A cidade de Boston é a primeira a receber os bancos, mas as criadoras do Soofa estão conversando com outras cidades como Nova York e San Jose, na Califórnia.

Cada banco sai por três mil dólares, um valor bastante alto. A contrapartida que a empresa dá é a garantia de 25 anos.

comments powered by Disqus
Tags: